Nosso Blog

5dez 2019

Em tempos digitais, O Quê Fazer?

entendimento sobre o mercado de trabalho, a concorrência entre as empresas e o uso de profissionais e tecnologias para alavancar os negócio em tempos digitais.

Concorrência em Tempos Digitais

Olá, seja bem vindos à informação e ao conhecimento. Em poucas palavras e de maneira direta, vamos relatar nosso entendimento sobre o mercado de trabalho, a concorrência entre as empresas e o uso de profissionais e tecnologias para alavancar os negócio em tempos digitais.

Para entender o que está acontecendo com as empresas é preciso refletir sobre como entendemos empresas até pouco tempo atrás, pois podemos considerar as mudanças pela qual pessoas e corporações estão passando no últimos anos.

Em primeiro lugar, precisamos entender como o processo de renovação tecnológica está afetando as profissões e como as empresas estão se preparando para a nova concorrência nacional e internacional. Vamos lá?

Como funciona o mercado?

Você já ouviu falar da lei da oferta e da procura?

Em resumo é possível entender que a procura surge entre as pessoas, através das suas necessidades de bem estar, alimentação, vestimento, deslocamento, cuidados com a beleza, por exemplo.

Neste caso a oferta surge na outra ponta entregando as soluções dos problemas das pessoas, por meio das empresas, dos seus diversos setores, o qual chamamos de segmentos.

E a comunicação com o cliente?

Para que houvesse contato entre empresa e cliente o entendimento era trabalhar meio de comunicação e propagandas direcionado ao segmento, por meio de cartazes, panfletos, outdoors, por exemplo.

Quem nunca recebeu um folheto parado no semáforo?

Ou se deparou com sua caixa do correio cheio de propaganda?

Portanto, até pouco tempo estes eram os principais meio de comunicação com o público regional, cujas grandes empresas, rotineiramente eram levas a publicar em classificados, jornais, revistas e até televisão, aproximavam pessoas de empresas.

E agora o que mudou?

Em 2018 foi aprovado a Lei 13.709 conhecida com Lei Geral de Proteção de Dados, que propõe novas regras de convivência entre empresas e clientes.

Enquanto isto as pessoas são alvos das propagandas em massa na time line das redes sociais, anúncios patrocinados em vídeos, ligações inesperadas de empresas oferecendo serviços e produtos, por exemplo.

Isto já aconteceu com você?

Como resultado as empresas com seus produtos vão entrando na vida das pessoas orientando e direcionando as pessoas para o consumo de seus produtos de maneira direta ou indireta, estando esta consciente ou sem ao menos perceber. Contudo tais mudanças observadas pela LGPD deverão ser observadas pelas empresas, como forma de se adaptar aos novos modelos de trabalhos proposto por esta lei.

Porque isto aconteceu?

Enquanto isso as empresas buscam de maneira desesperada entender o que as pessoas querem, quais são suas necessidades, desejos e sonhos, para isso utilizam-se dos dados computacionais disponíveis na internet, para desenvolver novos produtos e soluções personalizadas para o cliente.

Como assim?

Enquanto isso os dados das pessoas estão sendo negociados entre as empresas, estas compram de outras empresas contatos, com a finalidade de gerar venda de produtos ou de serviços.

Isso acontecer porque a tecnologia esta promovendo aproximação sem fronteiras entre pessoas e empresas, através das redes sociais, por exemplo. E ainda devido a modernização nas empresas, funções menos especializadas e manual estão substituindo pessoas, gerando um grande oferta de profissionais, quer estão recorrendo aos meios digitais para se reinventar e empreender.

E qual é a boa notícia?

Para os profissionais surgem novos desafios relacionados a análise e interpretação de todas as informações disponíveis, visando atender as novas exigências e obrigatoriedade, gerando novas profissões e oportunidades de atuação dentro das empresas.

Quanto as pessoas começam a surgir novas regras de relacionamento comercial com as empresas, resultando em maior seguranças de seus dados pessoais, além de controle sobre sua utilização.

Já para as empresas surgem novas exigências legais, necessidades de investimento, reorganização dos processos, busca por profissionais qualificados no mercado.

 startup de negócios virtuais que surgiu com o objetivo prestar assessoria em de venda online de produtos e serviços de empresas parceiras e com boa reputação de mercado, desenvolvendo o posicionamento de mercado para alcançar o público alvo.

Entender isso como uma oportunidade

Entenda esta e outras mudanças como uma oportunidade de sair na frente dos concorrentes, pois as grandes empresas já estão se estruturando para este novo mercado.

Para que o planejamento de vendas e marketing tenha sucesso, será necessário considerar novos tempo da era da informação, novos modelos de trabalhos, profissionais e modalidades de contratação.

Em tempos digitais o caminho é

Mantenha-se sempre informado sobre a sua área de atuação, segmento de mercado, setor profissionais, bibliografias e conteúdos.

Para facilitar a vida da sua empresa, faça cursos, procure profissionais que já estão atuando e entregando soluções em tempos digitais.

Leia outros artigos aqui no Blog e explore os materiais que disponibilizamos gratuitamente.

Equipe Profissional e Acadêmico

by Rodrigo Prado

Leia Outros Artigos

Modelos Ágeis para Gerenciamento de Projetos

Como fazer gestão de projetos?

A importância dos relatórios de sustentabilidade na tomada de decisão.

A importância da Governança Corporativa nas entidades

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *