Nosso Blog

5nov 2018

Modelos Ágeis para Gerenciamento de Projetos

GESTÃO DE RESULTADOS

A gestão de projetos é foco das corporações para priorizar e alcançar de maneira assertiva e eficiente suas metas de curto e longo prazo, observando as controlando as atividades dentro de uma restrição de custo e tempo, sempre com programas exclusivos que possuem início, meio e fim. Observando sempre todas as práticas e abordagem comprovadas de aplicação das diversas ferramentas disponíveis para utilização durante o longo dos anos, o órgão internacional PMI realiza atualizações periódicas do guia de utilização para os gerentes de projetos do mundo todo.

METODOLOGIAS DINÂMICAS E ÁGEIS

Dentre as muitas formas práticas e estruturadas de planejamento, monitoramento e execução dos projetos observou-se que alguns destaques são melhor adaptado, quando o cenário de trabalho apresenta alta complexidade, pouco ou nenhuma previsibilidade do escopo do projeto, podendo-se em alguns casos os preços e custos serem definidos.

Neste caso podemos pensar em metodologias dinâmicas e ágeis como uma nova forma de entregar resultados, planejamento e execução interativa e incremental voltadas os processos empíricos e complexos, dentro de um cenário caótico, isto é, com muitas incertezas, são imprevisíveis e apresentam muitas mudanças ao longo do processo.

Trabalhar com processos incrementais, metodologia está pactuada dentro de uma concepção de trabalho denominada de manifesto ágil, que são estabelecidos em valores, sendo quatro, e princípios, sendo doze, que possuem a finalidade de evidenciar uma cultura de valorização das prioridades por meio do foco de agilidade no momento da execução dos trabalhos.

MANIFESTO ÁGIL E SEUS VALORES

Os valores de utilização partem do primeiro entendimento sobre os indivíduos e princípios, que devem ser priorizados mais em detrimento dos processos e ferramentas, seguido da relação aos produtos em funcionamentos, com uma visão abrangente sendo mais do que documentações abrangentes, pois nestes aspectos já se tem parte do produto em funcionamento não sendo a documentação a prioridade. O terceiro valor está relacionado na colaboração do cliente com representatividade, pois no caso a responsável pelo projeto utilizada do contato direto “face-a-face” para manter o relacionamento e o atendimento das principais funcionalidades não ficando preso as formalidades contratuais com mecanismo primário na negociação. E o ultimo valor expressa a resposta as mudanças, sendo mais do que seguir o plano definido, pois nestes aspectos as novas solicitações, devem ser rapidamente priorizadas e posta em produção, visando a pronta implementação das entregas em andamento.

 

SCRUM E KANBAN

Dentre as diversas metodologias e frameworks existentes de forma interativas e incremental utilizadas atualmente no mundo de projetos, destacamos o Scrum com breve menção a Kanban para que possuem sua parte prática sugerida, sendo muitas vezes hoje em dia mesclas onde é aplicada no processo que melhor se adeque, isto é, modelos híbridos a uma estrutura de projetos já existente, contudo deve-se levar em consideração a maturidade da equipe para tal utilização dinâmica, o qual não havendo está maturidade da equipe, pode-se iniciar com uma metodologia única e mesclar ao longo do projeto.

Conforme mencionado anteriormente, quando o cenário é complexo e imprevisível, isto é, um cenário caótico, neste caso o scrun pode ser bem aplicado. Ele se baseia em três pilares, sendo a transparência dos processos, os requisitos de entregas e status, realizado por meio de um acompanhamento constante de tudo que está acontecendo e por último o estudo e adaptação dos processos realizados ou dos produtos as mudanças.

PAPEIS FUNDAMENTAIS NA UTILIZAÇÃO DO SCRUM

Para que a dinâmica do scrum aconteça é fundamental atuação de alguns papéis, estes possuem sua representatividade a atuação nas rotinas de execução das atividades de maneira assertiva e única gerando sinergia e ritmo para equipe de trabalho. O papel do Product Owner é o ponto central com poder de liderança sobre os produtos, sendo o único responsável em decidir quais produtos e funcionalidades serão construídos e qual ordem que eles devem ser feitos, é o responsável em comunicar todos os participantes por meio de uma visão clara o que a equipe está buscando alcançar priorizando os itens, isto é, ele irá garantir que será produzido o produto correto para entregar aos stakeholders. Seu imediato conhecido como Scrum Master é o motivador e treinador da equipe, responsável em fazer com que todos envolvidos abracem os valores e princípios do scrum atuando com facilitador, pois não é chefe de ninguém. E os Dev Team são as pessoas que irão de fato construir o projeto, pois no scrum que decide fazer as coisas é o time, por meio da sua auto-organização para atingir as metas propostas.

O Product Owner apresenta o projeto proposto e onde se quer chegar, seguido se uma lista de funcionalidades chamadas de products backlog, desse modo o scrum máster atua na liderança da equipe como treinador na execução das tarefas. Para isso as funcionalidades são organizadas por ordem de prioridade, sendo aquela que agrega mais valor para o negócio, pois neste momento se tem uma lista de requisitos priorizada, caso não haja é necessário fazê-lo.

O projeto no scrum é planejado em sprints que são períodos de tempo onde alguns itens selecionados serão realizados e entregues. Estes sprints são planejados em dentro da regra de eventos de duração fixa, denominados time box, sendo o ideal cada sprint possuir o mesmo tempo de duração. E para realizar cada sprint é feito uma reunião, denominada sprint planning onde são criados os backlogs com base na capacidade e velocidade da equipe. Entretanto conforme o projeto é desenvolvido podem ocorrer mudanças que também devem ser deve ser inserida no backlog.

Conforme o andamento do projeto vai seguindo, podem ocorrer mudanças que também devem ser inseridas no backlog com sua devida prioridade, sendo repetida essa parte até que todo backlog tenha sido realizado contemplando todas as mudanças solicitadas.

Todos os dias é realizado um reunião no mesmo horário e lugar para responder a 3 perguntas básicas:

O QUE FEZ ONTEM?

O Que ajudou atingir a meta do sprint

O QUE VAI FAZER HOJE?

O Que vai ajudar a atingir a meta do sprint

TEM ALGUM IMPEDIMENTO?

O Que não permita a mim ou ao time alcançar a meta do sprint.

GRAFICO DE BURNDOWN

Uma ferramenta utilizada em 90% dos projetos mas não faz parte do scrun é o Burndow Chart, que é um gráfico que relaciona os itens que tem a fazer com o tempo que vai demorar para fazer tudo. Você consegue estabelecer a meta de entrega das estórias e acompanhar durante as entregas dos sprint o curso de execução se esta dentro ou fora do previsto, podendo-se tomar medidas corretivas em tempo hábil para conquistar as entregas dentro do prazo.

KANBAN

Também é muito comum utilizar o quadro de Kanban promover a gestão a vista e a transparência, pois a ideia é que se possa visualizar o fluxo de trabalho que está sendo feito.

No final do Sprint exitem duas atividades adicionais que são fundamentais uma delas é chamado de sprint review, cujo objetivo é validar e adaptar o produto que está sendo construído é verificar se o que está sendo feito está de acordo com o esperado, ou seja, é a apresentação daquilo que foi feito no sprint é neste ponto que surgem as mudanças e o produto backlog é atualizado.

A retrospectiva tem como objetivo visualizar as adaptações dos processos que foram realizados.

EM RESUMO

Então em suma temos a visão do produto que é a fase inicial que se desdobra em Product Backlog que sofre grooming que é a sua priorização ou estimativa de tamanhos, depois durante o planejamentos dos sprints, cria-se um sprint backlog, que é a lista de história que serão criadas durante o sprint, o sprint tem de 2 a 4 semanas e todos os dias e horário o Daily scrun acontece com suas três famosas perguntas e a final do sprint tempo o produto ou funcionalidade concluída.

Por: Rodrigo Prado


Caro leitor,

– Caso encontre algum erro por gentileza nos comunique no e-mail.

– Esse material foi elaborado de maneira acadêmica, ou seja, este assunto deve ser explorado amplamente para o melhor aperfeiçoamento profissional

– Por gentileza nos contate por e-mail contato@profissionaleacademico.com.br

 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *