Nosso Blog

15jul 2016

Ferramenta Modelos de negócios – As Primeiras Idéias, O que fazer?

A ferramenta chamada de Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.

Ao fornecer uma visão holística e flexível do modelo de negócios, o Quadro auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando seu modelo de negócios para conquistar mais clientes e lucros.
Quatro etapas básicas compõem o Quadro: o que, quem, como e quanto. As quatro são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, remoção e realocação das ideias.
Fonte: Sebrae-SP
 
Através destas definições podemos dizer que é possível então organizar as idéias iniciais do projeto, caso você possua mais de um negócio em mente, com essa ferramenta que irei disponibilizar você poderá evidenciar o negócio mais viável e rentável para se investir.
E ainda como exemplo prático abaixo usaremos o trabalho acadêmico desenvolvido no curso de Pós-Graduação de Gestão financeira e controladoria.
Primeiro vamos às justificativas sobre a área de atuação e o tema escolhido.
A preocupação com o corpo e a forma física do brasileiro tem impulsionado os negócios do setor.Na corrida pela boa forma as pessoas investem cada vez mais em atividades físicas e alimentação saudável.
Por isso, mercado para negócios dessa área não faltam. Sejam profissionais, como educadores físicos e nutricionistas, sejam restaurantes, ou mesmo lojas voltadas para a alimentação saudável.  Há ainda lojas especializadas em suplementos alimentares.
Uma pessoa gasta em média R$ 200, só em lojas de nutrição esportiva, e muito mais com nutricionistas e academias que estão cada vez mais equipadas para atender este público, ávido por novidades na área.
1° Modelo de Negócio – Somente Academia;
2° Modelo de Negócio – Loja de suplementos & Roupa fitness;
3° Modelo de Negocio – Franquia Curves Academia da Mulher;
4° Modelo de Negocio – Clinica de Fisioterapia + Academia.
É importante ressaltar que o Modelo de Negócios não é sinônimo de Plano de Negócios: a análise e reflexão sobre o Modelo possibilitam a elaboração de um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Mudanças no Modelo de Negócios implicam automaticamente em atualizações no Plano de Negócios.Com a ajuda do Quadro, o empreendedor cria seu Modelo de Negócios com quatro conceitos que fazem muita diferença:

  • Pensamento visual
  • Visão sistêmica
  • Cocriação
  • Simplicidade e aplicabilidade

Para conhecer em detalhes cada etapa, os diferenciais da utilização e como criar o seu próprio Quadro. Experimente-o, de forma descomplicada e intuitiva, e aumente o potencial do seu negócio.

Para que fosse possível escolher um dos projetos mencionados anteriormente nós utilizamos alguns a PLANILHA DE PRIORIZAÇÃO que de maneira matemática oferece informações estatística que possibilita visualizar a opção que melhor se enquadra nos critérios selecionados.

Os critério adotados foram:
•Investimento
•Concorrência
•Retorno financeiro
•Aceitação do Mercado 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-129916434-1 UA-129916434-1