Nosso Blog

9fev 2018

A importância dos relatórios de sustentabilidade na tomada de decisão.

Relatorio de Sustentabilidade

Dentro das diversas organizações acadêmicas e empresariais, observar as novas tecnologias, metodologias e ferramentas de negócio tem se tornando fundamental como estratégia corporativa, para se destacar no mundo dos negócios, agregando valor para o cliente e para os investidores, mas mesmo assim a não observância dos reportes de dados não financeiros relacionados aos impactos das mudanças climáticas não são demonstrados de maneira adequada.

De acordo com o levantamento Climate Change and Sustainability Services da EY (Ernst & Young), realizado com 320 investidores institucionais globais, fatores que vão além dos resultados financeiro são levados em consideração no momento de análise dos dados, pois as empresas ao divulgarem seus relatórios de sustentabilidade deixam de revelar da maneira correta os riscos que podem se apresentar ao futuro da companhia, não o fazem de maneira precisa que vise transmitir a realidade e clareza para proporcionar a segurança que estes investidores desejam.

Em fase da empresa que busca fontes alternativas de energia, reciclagem de resíduos, buscam realizar o tratamento da água descartada, de tal modo tais posturas refletem o compromisso dos gestores e diretores com as questões climáticas através de uma postura responsável, o qual se espera por parte da sociedade, contudo na apresentação dos relatórios estes aspectos passam desapercebido ou não são apresentados de maneira relevante, que transmita aos investidores o compromisso ambiental daquela companhia.

Segundo a pesquisa 92% dos investidores concordam que os impactos das mudanças climáticas são tangíveis e que o foco dos gestores nesta questão gera um retorno quantificável, de maneira que é possível mensurar a geração de valor a marca, aos clientes, aos acionistas e a sociedade sendo uma empresa com compromisso com a sustentabilidade e com os cuidados ambientais.

Os resultados não financeiros são considerados fundamentais na tomada de decisão dos investidores institucionais globais, sendo que 85% deles esperam uma mudança positiva nas divulgações dos balanços sustentáveis das companhias.

São raras as exceções, mas grande parte das empresas existentes ainda deixam a desejar neste quesito, pois os riscos ambientais foram ignorados ao longo dos anos. Aos poucos os relatórios de sustentabilidade passarão a ser uma preocupação por te tratar fator fundamental na representatividade para tomada de decisões dos investidores.

Fonte: Revista Administrador (Setembro/2017)

Por: Rodrigo Prado


Caro leitor,

– Caso encontre algum erro por gentileza nos comunique no e-mail.

– Esse material foi elaborado de maneira acadêmica, ou seja, este assunto deve ser explorado amplamente para o melhor aperfeiçoamento profissional

– Por gentileza nos contate por e-mail contato@profissionaleacademico.com.br


Leia Também:

A importância da Governança Corporativa nas entidades

QUE TAL TRABALHAR FAZENDO O QUE VOCÊ AMA? SIGA OS 3 PASSOS.

Fidelizar o cliente é a nova tendência mundial

10 Atividades recrutamento e seleção nas empresas

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *