- posted by : Profissional e Acadêmico
- Gestão de Projetos
- 0 Comments
Como fazer gestão de projetos?
A Gestão é o assunto do mundo corporativo da atualidade e assim será por longos anos, pois compete na administração ou gerenciamento das atividades de maneira eficiente com a finalidade de alcançar os resultados propostos com efetividade em cada etapa.
A padronização da forma de trabalhar em uma determinada área promove a otimização de tempo, custos, recursos e resultados, pois através no know-how é possível trabalhar de maneira uniforme e globalizada, assim como ocorre com as normas internacionais da contabilidade.
Com base neste contexto surge a necessidade de padronizar os processos de gestão dos diversos projetos corporativos que são realizados por todo o mundo com práticas já aceitas e praticadas nesta área, para isso foi criado uma instituição sem fins lucrativos que é composta por profissionais de gestão de projetos denominada Project Management Institute o PMI que desenvolvem um guia de gestão com conjuntos de práticas que são aplicadas à gestão de projetos. Esse guia é conhecido como Project Management Body of Knowledge o PMBOK, que traduzido ao pé da letra é Conhecimento de Gerenciamento de Projetos.
O PMBOK encontra-se hoje na sexta edição, pois periodicamente recebe atualizações e implementações de conteúdos referente as práticas comprovadas de gestão de projetos, que desde seu surgimento em 1996, na primeira edição é revisado pelo PMI.
A importância dos relatórios de sustentabilidade na tomada de decisão.
Dentro do PMBOK temos cinco grupos de processos contendo dez áreas de conhecimentos, então as áreas de conhecimento são:
1-Escopo – está relacionado ao entendimento das somatórias dos esforços compreendidos para a realização do projeto;
2-Tempo – nesta etapa é definido a cronologia da execução do projeto desde o início até a conclusão;
3-Custo – nesta área pré-estimamos e calculamos os custos envolvidos no projeto;
4-Qualidade, nesta área nós conferimos as ferramentas de controle para garantir a qualidade do projeto;
5-Recursos Humanos – nesta área apurando a necessidade de pessoal para realizar o projeto;
6-Partes Interessadas – são conhecimentos como stakeholders, são pessoas ou grupo de pessoas que estão ligadas aos projetos de maneira direta ou indiretas;
7-Aquisições – Nesta área ocorre a verificação das contratações ou compras que se fazem necessário ao projeto;
8-Comunicações – Esta área assegura a geração e a entrega das informações de maneira apropriada para o determinado projeto;
9-Riscos – Permitir conhecer as exposições do projeto aproveitando os pontos positivos maximizando estes e minimizando os pontos negativos de exposição do projeto;
10-Integração – Nesta etapa é onde atua o gestor de projetos buscando fazer de maneira assertivas “as coisas acontecerem” atuando com liderança operacionalizando o que foi planejado.
Essas áreas do conhecimento são operacionalizadas através dos grupos de processos, começando com a iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
O gerente de projetos é o profissional do futuro, pois atualmente verificamos que as empresas buscam otimização dos custos e maximização dos resultados dos projetos que necessita realizar. Visando encontrar este profissional da maneira correta, alguns pré-requisitos são diferenciais no momento da contratação, como a verificação a certificação profissional deste gestor de projeto.
A importância da Governança Corporativa nas entidades
A certificação deste profissional também passa pelo instituto PMI, que desde 1984 avalia e aprova através de exames atribuindo o título de Project Management Professional o PMP considerado em nosso pais a tradução de Gerente Profissional de Projetos. Este profissional está apto para trabalhar de maneira dedicada a está área, pois irá garantir a execução das boas práticas e habilidades eficientes para realização dos projetos.
O PMP poderá realizar seu trabalho no departamento composto por profissionais da área em uma determinada organização, todos para assegurar o cumprimento das diretrizes específicas da área de projetos, esse departamento é conhecido como Project Management Office o PMO.
Desse modo com as mudanças na edição do PMBOK o profissional PMP poderá usufruir de novos conteúdos e mudanças de conceitos, como por exemplo Recursos Humanos passa a se chamar apenas recursos e a inclusão dos métodos ágeis. O entendimento dos ambientes conhecimentos como preditivos, isto mais previsíveis e os métodos ágeis, que auxiliam na coleta de requisitos para realização dos trabalhos, com a inclusão de novas considerações para cada uma das áreas do conhecimento por exemplo.
Caro leitor,
– Caso encontre algum erro por gentileza nos comunique no e-mail.
– Esse material foi elaborado de maneira acadêmica, ou seja, este assunto deve ser explorado amplamente para o melhor aperfeiçoamento profissional
– Por gentileza nos contate por e-mail contato@profissionaleacademico.com.br