Nosso Blog

13mar 2017

10 Atividades recrutamento e seleção nas empresas

10atividadesderecrutamentoeselecao

A atividade de Recursos Humanos nas empresas pode ser compreendida por meio do entendimento conhecido na administração das empresas como a Gestão do RH, o qual ocorre por meio da divisão em subsistemas de apreciação e estudo.

Ou seja, os subsistemas do RH são atividades desenvolvidas com a finalidade atender a empresa, o qual se iniciam no momento que surge uma vaga.

Para entende-lo precisamos saber que os benefícios e assistência social, controles e registros do departamento de pessoal, cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento são atividades deste subsistema.


PUBLICIDADE: Faça um aplicativo para o seu negócio!

OffersCAsh-Gabriel-Lima-Grafica-Lima

WWW.OFFERSCASH.COM.BR/RODRIGOBARBOSAPRADO


1 – EM QUE SITUAÇÃO PODEM SURGIR UMA VAGA?

O surgimento da vaga pode ocorrer no momento da dispensa do empregador, isto é, demissões com ou sem justa causa. Através de pedidos de demissões, que ocorrem com a saída voluntária, quando o profissional procura a empresa para solicitar seu desligamento, o qual normalmente esse pedido é realizado de maneira verbal e formalizada.

Ocorrem casos de falecimento, aposentadorias, promoções, transferências, licenças entre outras, quando ocorrem o pedido é importante a empresa conhecer os principais motivos que acarretaram o desligamento, para isso você como profissional de RH ou conhecedor dessa questão pode elaborar um questionário de entrevista de desligamento.


images


2 – QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA DE DESLIGAMENTO

Através de um questionário a empresa pode realizar perguntas que servirão de estatística, termômetro e filtro que auxiliam na gestão de pessoal e identificam pontos de melhorias nas atividades da empresa.

Por exemplo:

  • O lugar de trabalho ou cargo não era o que a pessoa esperava;
  • Incompatibilidade entre pessoa e cargos executados;
  • Poucas oportunidades de crescimento;
  • Feedback não suficiente;
  • Falta de reconhecimento;
  • Estresse devido à falta de equilíbrio;

O questionário deve ser realizado e compilado em um relatório de maneira periódica com informações estatísticas de maneira a tornar possível a identificação dos sinais de possíveis necessidades de mudanças.

Para o a elaboração das perguntas você deve considerar temas como ambiente de trabalho, liderança, atividades executadas, treinamento e desenvolvimento, benefícios e remuneração, por exemplo, após definir os temas elabore perguntas fechadas e abertas com dados qualitativos e quantitativos que possibilitem futuras análises.

Por exemplo:

  • Que sugestão você daria para o pacote de benefícios oferecidos pela empresa?
  • Que processo você acha que poderia ser melhorado na empresa?
  • Como você avalia a política salarial da empresa em comparação com o mercado?

A empresa deve adequar as perguntas a sua realidade, mas permaneça com as mesmas perguntas por pelo menos 6 meses para poder gerar um relatório consistente, se for possível realize uma entrevista de desligamento.


images (1)


3 – RECRUTAMENTO DE PESSOAL

O recrutamento busca por pessoas que são compatíveis com o cargo aberto, referente a capacitação técnica, experiência profissional e o perfil profissional sempre considerando o ambiente e a cultura da empresa.

4 – RECRUTAMENTO INTERNO

O recrutamento interno pode ser optado pela empresa, com a finalidade de aproveitar os profissionais que já estão envolvidos com a cultura da empresa, normas, políticas de trabalho, de maneira que otimiza do tempo de treinamento e integração deste novo colaborador.

Para isso a empresa precisa divulgar a vaga e criar regras para participar do processo de seleção. A divulgação pode ser por meio de holerith, mural de avisos, intranet ou internet, entre outros.

A apresentação do colaborador irá ocorrer de maneira espontânea através do seu currículo que pode ser deixado na empresa ou até mesmo por meio do preenchimento de um formulário, e-mail, entre outros meios disponíveis na empresa, o qual ele irá demonstrar seu interesse na vaga.

O recrutamento em entidades de ensino, como universidades, faculdades e escolas técnicas, é apresentado em murais e sites, muito utilizado atualmente.

5 – RECRUTAMENTO EXTERNO

O recrutamento externo é amplamente utilizado e conhecido por todos, o qual trata-se da divulgação da vaga por meios de comunicações exteriores à empresa, que pode se utilizar da colocação de placas na portaria da empresa, em locais onde ocorrem a circulação de pessoas, para destinar vagas operacionais, administrativas e técnicas.

A vaga pode ser apresentada no site da empresa, através do recrutamento on-line, o qual a empresa disponibiliza uma aba “Trabalhe-Conosco” onde é possível se cadastrar e enviar o currículo.

Outras fontes de recrutamento externo que as empresas utilizam são agencias de empregos, head-hunters, congressos e convenções, associações científicas, entidades governamentais, postos de atendimentos ao trabalhador, feira de empregos (Job Fair) e classificados em revistas especializadas


6 – VEJA O QUE COLOCAR NO ANUNCIO

O QUE COLOCAR NO ANUNCIO

Fonte – Benedito Rodrigues Pontes

As informações que deverão ser apresentadas no anúncio deverão constar conforme o modelo, com o nome da empresa, texto de introdutório sobre a empresa, seguido do título do cargo, com breve descrições sobre os requisitos exigidos.

A empresa deve mencionar as condições oferecidas ao cargo e apresenta as informações para apresentação do candidato.


7 – ANÚNCIO EM JORNAL – ABERTO

ANUNCIO JORNAL ABERTO

Fonte – Jornal o Estadão

Quando a empresa escolhe realizar um anúncio aberto todas as informações são apresentadas de maneira detalhada, o qual é possível saber o nome da empresa, cargo, salário e benefícios envolvidos.


8 – ANÚNCIO EM JORNAL – FECHADO

ANUNCIO JORNAL FECHADO

Quando a empresa realiza um anúncio fechado busca com discrição um novo colaborador, neste caso a empresa não aparece de maneira estratégica, para ocultar aos concorrentes, fornecedores, colaboradores sua intenção mercadológica na contratação desse profissional, e ainda grande parte dos anúncios são direcionados para cargos de confiança e com alto grau de instrução para aquela vaga, visualize o modelo a seguir.


9 – CUIDADOS DA FONTE QUE PUBLICA O ANUNCIO

Os anúncios realizados em meios de comunicação exteriores à empresa deverão ser cuidadosamente elaborados em observância a constituição federal brasileira, isto é, alguns anúncios promovem de maneira direta ou indireta uma descriminação ao trabalhador que são suscetíveis a processos judiciais, como assim?

De acordo com a Lei 11.644, de 10 de Março de 2008, para fins de contratação, o empregador não poderá exigir do candidato comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 meses, e ainda de acordo com o artigo 5º da CF/88 c/c art. 373-A da CLT, não é permitido anúncio de emprego o qual haja referência quanto ao sexo, idade, cor, situação familiar ou qualquer outra palavra que possa  ser interpretada como fator discriminatório, salvo quando a natureza da atividade, pública e notoriamente, assim o exigir.


grandesempresas


10 – UM NOVO MODELO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atualmente com o desenvolvimento tecnológico novas técnicas de divulgação e recrutamento estão sendo aproveitadas por empresas e profissionais da área de recursos humanos, a utilização de pesquisas a perfis profissionais na internet tem auxiliado na redução de tempo e custos diretos.

Você como pessoa ou empresa podem ter acesso a muitos profissionais que se encontram registrados em um banco de dados mundial e disponível 24 horas por dia na maior rede de relacionamentos atualmente, que é o https://www.linkedin.com/, entre outros disponíveis,  o qual as pessoas realizam seu cadastro gratuitamente e criam seu perfil profissional e disponibilizam suas experiências profissionais, capacitações técnicas, trabalhos realizados, formam equipes de debates, estudos e compartilhamentos de informações, materiais, ferramentas buscam agregar valor a suas carreiras profissionais.

Nesta publicação buscamos apresentar o entendimento da necessidade da área de recursos humanos de maneira singela, considerando que este estudo é amplo e extenso, focamos no entendimento do processo de recrutamento e seleção dentro das empresas o como pode-se conseguir candidatos em meio ao surgimento de uma vaga.

Atenciosamente,

EQUIPE PROFISSIONAL E ACADÊMICO

botao-Baixar-eBook


Caro leitor,

– Caso encontre algum erro por gentileza nos comunique no e-mail contato@profissionaleacademico.com.br

– Esse material foi elaborado de maneira acadêmica, ou seja, este assunto deve ser explorado amplamente para o melhor aperfeiçoamento profissional.

– Por gentileza nos contate por e-mail contato@profissionaleacademico.com.br


PUBLICIDADE: APLICATIVO PARA O SEU NEGÓCIO – OFFERSCASH

WWW.OFFERSCASH.COM.BR/RODRIGOBARBOSAPRADO

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UA-129916434-1 UA-129916434-1