Nosso Blog

18jan 2017

16 Funcionalidades mais Utilizadas nas Empresas

16 Funcionalidades mais utilizadas nas empresas

As organizações funcionam basicamente dentro de uma estrutura comum, suas atividades visam a geração de lucro, por esse motivo todas devem ser claramente identificadas dentro de um esquema que permita a visualização de todos os processos de uma empresa.

Com essa visão sistêmica você pode melhor acompanhar o funcionamento, bem como saber delegar funções sendo líder, apurar custos, necessidade de pessoal, compra de matérias dentre muitos outros aspectos que podem ser aproveitados para a melhoria da empresa.

Nessa publicação nós vamos visualizar a estrutura empresarial dentro de um esquema de processos que foi desenvolvido pelo professor Manuel Meireles que exemplifica as operações básicas dentro de uma empresa.

Assim sendo de maneira bem simples e objetiva nós vamos elencar os principais aspectos relevantes para o entendimento e compreensão desse esquema de processos empresariais.

CLIENTE

Tudo começa e termina no atendimento ao cliente, isto é, a empresa cria seu negócio com a finalidade de atender as necessidades dos clientes.

PRODUTOS E SERVIÇOS

As empresas produzem ou prestam serviços tangíveis e não tangíveis.

Os produtos tangíveis podem ser identificados como aqueles que você compra e leva para casa ou aqueles que podem ser tocados e que tem existência física como eletroeletrônicos, móveis, automóveis e muitos outros.

Os produtos intangíveis não possuem materialidade, isto é não são fabricados, mas podem ser facilmente identificados como serviços ao cliente, isso mesmo, a prestação de serviços é um produto intangível, como por exemplo uma manicure, um cabelereiro, lava rápido ou um mecânico de automóveis.

NEGÓCIO

O negócio de toda empresa é conhecer oferecer um produto ou serviço que atenda a necessidade de um determinado público-alvo dentro do seu mercado/campo de atuação.

OBJETIVO

Desse modo por meio do seu negócio toda empresa tem o objetivo de obter lucro no. final de um determinado período.

O QUE FAZER PARA TER LUCRO

Todo empresário/empreendedor deve conhecer muito bem o seu negócio, normalmente a pessoa que cria um empreendido possui um amplo conhecimento do mesmo ou possui uma mão-de-obra muito bem preparada para o trabalho.

Para que esse negócio possa obter lucro é preciso que o gestor tenho uma visão de toda a empresa, isto é, conhecimento de todo o funcionamento sistemático o que chamamos de visão holística, para atuar e geral resultados operacionais (performance, alto desempenho, eficiência) e financeiros (lucro).

ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

Dentro do esquema de processos nós iniciamos a visualização da organização da empresa que atua com processos integrados para gerar lucro.

Os denominados processos principais são os quais se destinam a elaboração/processamento de algo que vai para o cliente, como por exemplo os produtos ou serviços que são realizados.

1 – MARKETING

Para identificar a necessidade dos clientes, definir os produtos que a empresa produzirá ou serviços que serão prestados, apresentar a empresa para o mercado e para as pessoas é comum as empresas criar o seu marketing.

Normalmente as empresas possuem um grupo de pessoas que buscam conhecimento sobre as necessidades dos clientes através de pesquisas de mercado e também para buscam identificar o seu público-alvo, isto é, aquelas pessoas que irão utilizar os produtos e serviços produzidos.

Após essa etapa todas as informações obtidas são utilizadas para o planejamento e desenvolvimento do produto.

Desse modo as atividades do marketing são:

– Vender e Promover produtos e serviços;

– Estratégia de Publicidade;

– Estimativas de Preço;

– Contatar os clientes;

– Sentir o mercado;

– Obter informações sobre demanda;

– Buscar informações sobre as necessidades dos clientes;

2- PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PRODUTOS

Nesta etapa do processo a engenharia assume todas as funções técnicas, desde o projeto do produto, o processo de fabricação, a montagem dos bens ou serviços, a engenharia do produto, a engenharia do processo e a definição do roteiro de fabricação.

3- PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Elaborado o novo produto torna-se necessário o planejamento e controle da produção para que ele venha a ser produzido, isto é todo o gerenciamento das atividades de produção com funções envolvendo planejamento, programação e controle dos insumos que serão utilizados neste processo.

Desse modo as atividades de PCP são:

– Gerar os bens ou produtos;

– Transformar insumos (matéria-prima, mão-de-obra) em bens (produtos) ou serviços;

– Adicionar valor aos bens ou serviços;

– Processo de transformação;

4- CONTROLE DE QUALIDADE

Subsequente a produção e seguindo o esquema de processos de uma empresa a partir do momento o qual o produto é elaborado, o mesmo passará por um processo de avaliação, ou seja, por um controle de qualidade que é um sistema que destaca as políticas e procedimentos necessários para a melhoria continua dos produtos ou serviços.

5- MANUTENÇÃO

A manutenção de equipamento e instalações devem ser acompanhadas na empresa, essa equipe fica responsável pela produção do ferramental, produção de pequenas máquinas e por observar condições ambientais de salubridade e segurança dentro desse esquema de processos.

6- COMPRAS

Compras tem por finalidade suprir o sistema produtivo, por meio da aquisição da matéria-prima, componentes de almoxarifado, materiais indiretos de estoque e equipamentos necessários à produção além de realizar e manter contato e desenvolvimento com fornecedores.

7 – ESTOQUES

Depois que são produzidas as mercadorias são direcionadas para o estoque de produtos acabados. No caso de uma empresa prestadora de serviços como uma oficina mecânica, por exemplo, os veículos ficam no pátio aguardando os donos retirarem após estarem prontos.

As empresas sempre terão estoques, pois sempre é necessário guardar materiais de limpeza, peças de reposição, algum tipo de arquivo, ferramentas, etc. Em alguns casos estes estoques podem ser classificados como almoxarifados ou estoque de produtos intermediários.

8- VENDAS

As vendas de produtos e serviços são as bases das operações das empresas, que podem ocorrem externamente, isto é vendido aos clientes no mercado ou internamente aos funcionários da empresa.

9 – LOGÍSTICA

A logística permite ao consumidor ter acesso ao produto ou serviço nas condições necessárias, normalmente é empregada nas empresas para a movimentação, armazenagem e entrega dos produtos.

10- DISTRIBUIÇÃO

O processo de distribuição refere-se às atividades de movimentação de produtos acabados, desde o final da linha de produção até o consumidor que ocorre através do Canal de Distribuição que é a forma por meio da qual o vendedor comercializa (e, às vezes, entrega) o produto ao consumidor ou usuário.

11- ADMINISTRAÇÃO

A Alta administração representa o corpo dos dirigentes máximos da organização, geralmente abrange o principal dirigente, o seu substituto imediato e o seu staff, que atua de maneira totalmente integrada na empresa.

É responsável pelo Planejamento e Controle de todos os processos nas empresas e trabalha com informações de todos os departamentos de forma sinérgica, para adequar a empresa ao mercado e estabelecer uma visão de futuro.

12- FINANCEIRO                           

As atividades do Departamento Financeiro nas empresas são:

– Administrar a alocar os recursos;

– Planejamento e controle da produção;

– Providenciar os orçamentos;

– Acompanhamento de receitas e despesas;

– Provisão de fundos;

– Análise econômica dos investimentos produtivos;

13- RECURSOS HUMANOS

Para que tudo isso ocorra toda empresa precisa de pessoas, sendo assim é necessário contratar e gerenciar, por meio de um departamento de Recursos Humanos. Em pequenas empresas algumas atividades são desenvolvidas pela contabilidade.

Desse modo do RH ficará responsável por:

– Recrutar e treinar funcionários;

– Estabelecer as relações trabalhistas;

– Negociação de contratos;

– Política Salarial;

– Desenvolvimento e motivação de equipe e pessoal;

– Eficiência dos sistemas produtivos;

14- JURÍDICO

Ainda dentro o esquema de processos de uma empresa podemos identificar a assessoria jurídica poderá ser feita por profissionais contratados pela empresa, com funcionários ou a empresa poderá contratar serviços terceirizados

15- CONTABILIADE

No mesmo aspecto a contabilidade poderá ser feita por profissionais contratados pela empresa com funcionários ou a empresa poderá contratar serviços terceirizados

16- DEPARTAMENTALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

Desse modo para que todos esses processos possam ser realizados e acompanhados de maneira eficiente as empresas determinam o agrupamento das funções dentro de equipes de trabalhos através da departamentalização das operações, isto é, cria departamentos específicos para que todas operações das empresas passem a ser acompanhadas e controladas por pessoas especializadas dentro cada área de atuação, para garantir a eficiência do aproveitamento dos recursos para a geração de resultados e obtenção dos lucros.

Assim sendo pessoal na organização da empresa deve ser observado todo o negócio com uma visão holística buscando o melhor aproveitamento de pessoas e recursos para o alcance dos objetivos da corporação.


Para tornar visual todo o conteúdo sobre as 16 Funcionalidades mais Utilizadas nas Empresas, nos disponibilizamos para você o vídeo, o qual é possivel explicar de maneira detalhada e esquematizada o funcinamento dos processos dentro das empresas.

O E-book do conteúdo apresentado no vídeo está disponível para baixar gratuitamente dentro dos itens na aba Didático em Acadêmicos.

Cordialmente,

EQUIPE PROFISSIONAL E ACADÊMICO


MUITO IMPORTANTE!

Explore nosso materiais disponíveis!

Para nos contatar por gentileza enviar suas informações, sugestões, dúvidas através do formulários.

Você pode também compartilhar esse material para que juntos possamos ser multiplicadores de conhecimento.

Todo conhecimento que é compartilhado tem o poder criar idéias, resoluções, inovações para suas atividades e para o seu ambiente de negócio.

RODRIGO B. PRADO Resultado de imagem para linkedin profile png

 

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *