Nosso Blog

10-dicas-como-falar-em-publico
15jul 2016

10 Dicas – Como falar em público?

Porque falamos em publico?

É comum nas organizações ou em escolas, a necessidade de apresentar trabalhos, ou reuniões o qual seja necessário relatar o desempenho do semestre entre outras situações que seja necessário falar em público, nem todos estão preparados para isto.

Desse modo vamos compartilhar 10 Dicas de Como falar em público, são regras básicas que visam auxiliar nas  apresentações, treinamentos e reuniões que se tonam-se necessárias no dia-a-dia das organizações.

Orientamos observar com atenção os itens 6 e 7 que te farão transmitir confiabilidade e credibilidade junto aos ouvintes da apresentação. Falar em público não é tarefa fácil, mas com treino e persistência tudo dará certo.

Afinal quantos desafios teremos pela vida? Como crescer profissionalmente? e O que fazer para melhorar minha carreira?, são perguntar que movimentam a buscar dos melhores profissionais.

Veja as dicas abaixo:

1 –    HAJA COM NATURALIDADE

Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar seja sempre natural.

2 –    PRONUNCIE BEM AS PALAVRAS

Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronuncia dos “S” e “R’’ finais e dos “i” intermediários.

Por exemplo: fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá ,trazê ,levamo.

A Palavra “Problema” pode ser uma barreira e tanto para algumas pessoas, pois evite falar probrema, poblema, nas apresentações, reuniões ou treinamentos de equipe.

3 – FALE COM BOA INTENSIDADE

Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção.

Também não deverá falar muito alto porque, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente.

Nunca deixe entretanto, de falar com entusiasmo e vibração.

4 FALE COM BOA VELOCIDADE

Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo.

Também no fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes.

– FALE COM BOM RITMO

Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação.

– TENHA UM VOCABULÁRIO ADEQUADO

Evite vocabulário especifico de sua profissão diante de pessoas não familiarizadas com esse tipo de palavra.

Normalmente esses vocabulários se aplicam a informações ou termos técnicos de uma profissão que nem todos tem conhecimento.

Evite o vocabulário pobre, vulgar e o uso de palavras difíceis, desenvolva um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas ideias e pensamentos.

7 – CUIDE DA GRAMÁTICA

Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesma destruir sua imagem.

8 –  TENHA POSTURA CORRETA

Fique sempre bem posicionado. Ao falar procure não colocar as mãos nos bolsos, nas        costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira e ou tribuna. Deixe os    braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação.

Distribua o peso do corpo sobre as duas penas, evitando o apoio ora sobre uma perna ora sobre a outra. Também não fique andando desordenadamente de um lado para outro.

Só se movimente caso pretenda se aproximar dos ouvintes, ou dar ênfase a determinada informação. Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos poderá passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade.

Cuidado para não agir de forma contraria passando uma imagem arrogante e prepotente.

Deixe o semblante sempre descontraído e, sendo possível, sorridente.
Não fale em alegria com a fisionomia fechada e em tristeza com face alegre.
Lembre-se sempre que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.

Ao falar olhe para as pessoas para ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras.

9 –  TENHA INÍCIO, MEIO E FIM

Toda fala, seja simples conversa ou numa apresentação para uma grande plateia, precisa ter início, meio e fim.

10 –  FALE COM EMOÇÃO

Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim terá autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *